Caracterizada como uma das fontes de energia mais limpas do mundo, ela é captada através da luz e calor do sol, sendo bastante utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) e como fonte de energia elétrica, podendo ser captada por painéis fotovoltaicos, aquecimento solar e energia heliotérmica.
Apesar existir a quase 180 anos, a chegada da energia solar no Brasil aconteceu recentemente, apenas no ano 2016 entrou em vigor a resolução normativa 482 de 2012 que regulamenta os sistemas de energia solar para a autoprodução de energia em residências ou empresas.
Devido a sua vinda tardia ao nosso país, a energia solar mesmo sendo uma das fontes mais limpas e abundantes, representa apenas 0,02% de toda produção nacional, muito longe ainda dos maiores produtores mundiais: Alemanha, Itália, Espanha, Japão e Estados Unidos.
Você sabia que na cidade de Florianópolis, localizada no estado de Santa Catarina, foi construída a maior usina solar fotovoltaica da América Latina com capacidade para abastecer cerca de 520 residências?
Ela foi projetada no estacionamento da Eletrosul e se tornou um ótimo exemplo de como cada vez mais pessoas e empresas têm investido na energia solar fotovoltaica como sua fonte de energia principal.