Blog

< Voltar
Bandeira vermelha em novembro

Bandeira vermelha em novembro

Bandeira tarifária para o mês de novembro é vermelha patamar 1

 

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o gasto real com energia elétrica em determinado período de tempo. A separação é feita através de cores, sendo elas verde, amarelo e vermelho (patamares 1 e 2), indicando se a energia custará mais ou menos dependendo das condições de geração da mesma.

 

Segundo a ANEEL, a bandeira tarifária para o mês de novembro será vermelha, patamar 1, com custo de R$4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Isso porque novembro é um mês tipicamente seco, com baixas incidências de chuva nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica sinaliza uma vazão de água abaixo da média histórica para este mês e possíveis reduções nos níveis dos principais reservatórios. Automaticamente, será necessário o aumento da produção de energia nas usinas termelétricas, influenciando na alteração da bandeira tarifária.

 

Até abril de 2019 a bandeira havia sido verde, não gerando custos adicionais à conta de energia. A partir de maio, as bandeiras oscilaram entre verde e amarelo.

 

Este sistema tarifário foi criado para que o governo não arque sozinho com os custos da geração de energia termelétrica em períodos de seca, onde os reservatórios das usinas possuem seu volume reduzidos.

 

Mas há uma maneira muito mais eficaz de manter os valores das contas de energia baixos e a Renolux tem essa solução para você!

 

Invista em energia solar, não fique mais refém das alterações tarifárias que podem ser uma surpresa para o seu planejamento financeiro. Entre em contato com a Renolux e solicite seu orçamento.