Blog

< Voltar
Geração de Energia Solar ganha impulso no Brasil

Geração de Energia Solar ganha impulso no Brasil

Com o objetivo de reduzir o gasto com a conta de luz indústrias, shopping centers, empresas, residências urbanas e fazendas estão investindo em energia solar.

 

Há seis anos, uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a produção própria de energia elétrica de fontes renováveis e possibilitou o repasse do excedente à rede pública de distribuição de energia em troca de desconto na conta de luz.

 

De lá pra cá, qualquer consumidor pode gerar a própria energia e vender o excedente para a concessionárias. O que trouxe muitas vantagens ao consumidor.

 

Uma delas é o preço dos equipamentos que reduziram 80% nos últimos dez anos, diminuindo os custos. Em compensação, o preço da energia no país aumentou 44%.

 

Em 2015, outras facilidades foram incorporadas à norma. Os créditos gerados pelos consumidores passaram a valer durante cinco anos — e não apenas por três, como determinava a primeira regra. Os modelos também se diversificaram. Agora são permitidos sistemas de consumo coletivo, como condomínios e shoppings, e de consumo remoto — quando a energia é produzida num local e consumida em outro dentro da área de concessão de uma distribuidora.

 

Essas mudanças ampliaram mais a busca pela instalação de painéis fotovoltaicos. Em cinco anos, a geração de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos cresceu 81.000% no Brasil. Atualmente são mais de 23.000 unidades geradoras, sendo 80% em residências.